Moqueca de Fruta Pão

Padrão

IMG_0183

Como eu costumo dizer que nada para mim é difícil e que a vida é simples e a gente é que complica, resolvi depois de bastante tempo fazer meu blog. Sempre que os amigos falavam eu relutava, pois tenho um relacionamento meio desgastante com a internet. Quem me conhece sabe que eu não sou muito dada a paciência e esse bichinho chamado net é meio demorado. Desde de já, agradeço as palavras carinhosas de incentivo que estou recebendo. Mas vamos lá botar a mão na massa, ou melhor mão no teclado. Como tem muitas coisas que eu gosto de fazer e uma delas é cozinhar, vamos começar pela cozinha e por um prato bem gostoso: Moqueca. Eu sempre achei que moqueca fosse de origem africana, e sempre propaguei isso veementemente, descobri hoje lendo História da Alimentação no Brasil, do historiador potiguar Luis da Câmara Cascudo, que ela é um prato de origem indígena, mas que os baianos e os capixabas deram uma boa incrementada. Para você não ficar só na vontade, aqui vai uma deliciosa e inesquecível receita de Moqueca de Fruta Pão, que aprendi lá na Ilha do Campinho, Camamu/BA, e que Nelson gosta de dizer que somente duas pessoas sabem a receita: Eu e a minha professora Onília. Indígena, baiana ou capixaba, o que eu sei é que a moqueca é danada de boa.E se for bem apimentada então!  

Moqueca de Fruta Pão

Ingredientes

1 fruta pão cortada em cubos e cozinhada
2 tomates maduras
2 cebolas grandes
1 pimentão verde
coentro e cebolinha á gosto
4 pimentas de cheiro
2 pimentas malagueta
2 dentes de alho socado
1 colher de chá de pimenta do reino
suco de 4 limões
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 coco seco passado no liquidificador com 2 xicaras de água e depois coado
2 colheres de sopa de azeite de dendê
sal á gosto

Modo de fazer

Corta as tomates, uma cebola,o pimentão, as pimentas malagueta e as de cheiro em cubos, corta o cheiro verde bem miudinho em uma vasilha e acrescenta o alho socado, o suco dos limões, azeite de oliva e a fruta pão cozinhada, e mistura. Corta a outra cebola em rodelas e forra o fundo da panela que você vai cozinhar a moqueca, que é para evitar da comida queimar, coloca a moqueca no fogo e rega com o leite de coco, quando a moqueca estiver com uma aparência bem cremosa, coloca as 2 colheres de azeite de dendê, espera 2 minutos e desliga o fogo. Sirva acompanhada de arroz branco e salada verde. Como sugestão de sobremesa que tal a cocada de colher! Bom apetite. Gostaria de me sentar a mesa com você para ver a sua cara de felicidade.

»

Deixe um comentário

